20 de setembro

VÍDEO: sem os tradicionais bailes e desfile, Semana Farroupilha terá que ser adaptada

18.389

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
No CTG Sentinela da Querência, em Camobi, Semana Farroupilha terá atividades virtuais e almoço de 20 de setembro será servido para 30% da capacidade do público

A festa mais tradicional do Rio Grande do Sul e a mais esperada pelos gaúchos também foi afetada pela pandemia do novo coronavírus. Com as restrições e protocolos estabelecidos para prevenir a disseminação da doença, os eventos oficiais e presenciais do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) neste ano foram cancelados, incluindo o desfile de 20 de Setembro. Para que o Dia do Gaúcho não passe em branco, as entidades têm se organizado para realizar as atividades da Semana Farroupilha de acordo com as orientações da prefeitura e do governo do Estado.  

VÍDEO: depois de recuar, governo define novo calendário escolar nesta quinta

Na semana passada, representantes de entidades tradicionalistas de Santa Maria se reuniram com o Executivo para debater alternativas e adequações que possibilitem a realização de forma segura da programação da Semana Farroupilha, que começa dia 13 de setembro.

De acordo com o presidente da 13ª Região Tradicionalista (RT), Paulo Roberto Simon, ficou acordado que cada entidade fará a sua programação, que será encaminhada para avaliação do Comitê Estratégico de Acompanhamento da Covid-19. Elas têm até o dia 8 de setembro para enviar as sugestões à 13ªRT e no dia seguinte as propostas serão enviadas à prefeitura.

Central de UTI do Husm deve estar pronta até outubro

- Vai ser pouca coisa, um almoço para servir, um jantar para levar ou alguma coisa online para não passar totalmente em branco. Algumas entidades vão fazer apresentações virtuais - comenta Simon.

VÍDEO: preço da gasolina sobe e já se iguala aos valores de fevereiro

FESTEJOS COM AUTORIZAÇÃO
Conforme a controladora geral do município, Carolina Lisowski, as propostas serão avaliadas individualmente:

- Os festejos com bailes e com dança não serão possíveis de realizar. As entidades que propuserem almoço no local, por exemplo, terão que seguir rigorosamente as regras vigentes que hoje estão estabelecidas para os restaurantes. As demandas serão deliberadas em conjunto, pois pode ser que tenha algum pedido de atividade em lugares que não tenham a condição sanitária para isso. Mas as atividades de entrega, seja por drive-thru ou pegue e leve, serão autorizadas.

Gabrielense testa positivo para Covid-19 pela segunda vez

Além das recomendações e da reiteração de protocolos, a prefeitura de Santa Maria também atuará na fiscalização. Segundo a controladora geral, ao longo da Semana Farroupilha, o cronograma de atividades aprovado será repassado às equipes de fiscalização e patrulhas, que farão visitas aos locais.

- Por isso que, se alguma entidade não tiver o pedido aprovado, ela não poderá realizá-la. A atividade vai depender dessa aprovação para a realização. As entidades estão bem conscientes e dispostas a colaborar. Almoço com música ao vivo, por exemplo, não pode. As lives de apresentações não podem ter público e têm que respeitar o número máximo de pessoas. É o mesmo raciocínio do decreto dos restaurantes - explica Carolina.

CHAMA CRIOULA  
A tradicional geração da Chama Crioula, realizada por encontro de cavalarianos e que marca a abertura dos Festejos Farroupilhas no Estado, será restrita para a abrangência regional ou, até mesmo, municipal, de acordo com o MTG. O evento oficial, que ocorreria na cidade de Canguçu, foi transferido para 2021. Por aqui, a Chama Crioula será acesa no dia 7 de setembro, em solenidade restrita, na sede da 13ªRT. O acendimento regional deve ser transmitido ao vivo nas redes sociais da 13ªRT.  

A ideia é que a centelha seja distribuída para as entidades que quiserem, mediante agendamento, para não haver aglomeração. No entanto, a possível entrega da centelha ainda está em fase de organização entre a prefeitura, a 13ªRT e as entidades que desejam recebe-la. Conforme o Executivo, após essa manifestação é que serão dados novos encaminhamentos sobre a iniciativa.

PROGRAMAÇÃO É OPCIONAL
A 13ª Região Tradicionalista conta, atualmente, com 80 entidades filiadas, 39 delas só em Santa Maria. A coordenadoria regional não sabe, ainda, precisar quantas terão atividades durante a Semana Farroupilha, pois algumas já manifestaram que não terão programação oficial. Uma reunião com os patrões de toda a região está marcada para o dia 10 de setembro e deve debater o assunto.

Enquanto isso, alguns Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) já estão se organizando para não deixar a data passar em branco. É o caso do CTG Sentinela da Querência (no vídeo acima) em Camobi. A programação oficial ainda não está definida, porque ainda precisa ser aprovada pela prefeitura, mas as atividades virtuais foram planejadas com antecedência.

- Nós decidimos não fazer atividades em todas as noites. Durante a semana mesmo, nós faremos uma janta na quarta e sexta-feira, com comidas típicas campeiras, e no domingo faremos o tradicional churrasco, que vai ser servido individualmente, seguindo todos os protocolos - comenta Renato Bissaque, patrão do CTG Sentinela da Querência.

O local tem capacidade para receber 500 pessoas, mas, conforme a patronagem, será respeitado o limite máximo de até 30%. Portanto, o almoço será servido para no máximo 150 pessoas.

- Vai ter álcool gel na entrada, vamos aferir a temperatura das pessoas e não haverá apresentação de nenhuma invernada e nem música ao vivo - afirma Bissaque.

Além disso, o CTG terá uma programação on-line, a Semana Farroupilha Virtual 2020, com atividades de 14 a 20 de setembro. A atividade, que tem apoio do MTG e contará com a participação do grupo Triopacito, fará a seleção de vídeos enviados pelo público, de acordo com a modalidade tradicionalista (provas campeiras, trova e causos, declamação, intérprete, dança de salão e gaita e chula). No domingo, dia 20, o campeão de cada categoria será escolhido pelo público, em uma live que será transmitida pela internet.

- Tem a questão do acendimento da Chama Crioula, que está sendo debatida, mas queremos manter a tradição, sim. Aqui na nossa entidade não fica ninguém guardando, ela fica dentro do galpão. E ainda vamos estabelecer as invernadas para hastearem as bandeiras. Cada dia, um departamento fica encarregado, até para mobilizar todos os setores, que estão parados, e envolver todo mundo. São duas pessoas só que farão esse movimento - explica Bissaque.

DIFICULDADES 
Conforme o patrão do Sentinela da Querência, durante a pandemia, a entidade tem realizado risotos para levar para casa, o que tem ajudado: 

- É muito triste para o tradicionalista tudo isso, para todo mundo. Assim como os outros ramos de atividades, nós também tivemos dificuldades. Nós tivemos de contar com a colaboração e contribuição das pessoas para poder sobreviver nesse período. Também contamos com a colaboração dos associados e são essas mensalidades que estão mantendo as despesas fixas, como telefone, água e luz.

Entidades menores, no entanto, ainda não definiram a programação. No CTG Sepé Tiarajú, na Cohab Fernando Ferrari, também em Camobi, apenas a atividade do dia 20 de setembro está confirmada, com almoço tradicional para, no máximo, 75 pessoas - o local tem capacidade para até 250, mas respeitará o limite estabelecido no decreto municipal.

- Vamos aguardar o departamento cultural para ver se vão fazer alguma coisa nesse sentido, de programação virtual. Mas a programação, de fato, não visualizamos nada, ainda, para a Semana Farroupilha. Nesta quarta-feira vamos nos reunir com algumas entidades. Nem todo mundo é favorável a isso, nem todas as entidades são a favor, e algumas não tem condições de fazer, mesmo. Também há um pouco de receio de que haja contaminação e aglomeração de pessoas, e nesse sentido ninguém está errado. O cuidado tem que continuar, não dá para relaxar - destaca Antônio Bueno Garcia, patrão do Sepé Tiarajú.

FESTEJOS FARROUPILHAS 2020

  • Tema - Gaúchos sem fronteiras 
  • Patronesse - Alessandra Carvalho da Motta
  • Destaque Local - 50 anos da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFas) da Brigada Militar
  • Homenageada Local - Vanessa Pilla Nascimento

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA SEMANA FARROUPILHA DA 13ªRT 

7 de setembro 

  • Geração da Chama Crioula
  • Às 15h30min, na sede da 13ªRT (Av. Itaimbé, Centro)

8 de setembro*  

  • A partir desta data, as entidades tradicionalistas poderão retirar a Chama Crioula, mediante agendamento prévio, respeitando as normas vigentes de prevenção e distanciamento social

De 13 a 20 de setembro  

  • Cada entidade tradicionalista ficará responsável por sua programação

20 de setembro  

  • Encerramento dos Festejos Farroupilhas e Extinção da Chama Crioula
  • A solenidade será restrita, respeitando os protocolos da prefeitura
  • Às 10h, na sede da 13ªRT (Av. Itaimbé, Centro)

* A distribuição das centelhas ainda está em debate com a prefeitura e não há definição se, de fato, ela será realizada da forma prevista pela 13ªRT 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: há cinco meses, motofretistas têm driblado o medo de contaminação

UFSM deve pagar adicionais a servidores que tiveram salário descontado durante a pandemia Próximo

UFSM deve pagar adicionais a servidores que tiveram salário descontado durante a pandemia

Geral